O designer industrial atua na elaboração de projetos gráficos, funcionais e estruturais de aparelhos eletrônicos, móveis, jóias, entre outros. Uma das maiores preocupações desse profissional é criar produtos com qualidade, acessibilidade e baixo custo. Com isso, durante o 4º Congresso Nacional de Extensão Universitária e 13º Encontro de Atividades Cientificas da Unopar, o industrial designer, Ricardo Dantas, ministrou o 4º Seminário de Design e Materiais, onde compartilhou experiências com discentes, docentes e profissionais da área, no dia 28 de outubro.
O projeto StartFinger, desenvolvido pela EIDEE, é um aparelho leitor de digitais usado para a segurança de automóveis. Esse dispositivo foi desenvolvido em Londrina, com investimento de um milhão de reais e ganhou o prêmio “Ideia Brasil”, além de ser destaque na revista quatro rodas. Outro projeto apresentado no seminário foi o IUSE, um leitor digital de chip de aparelho odontológico móvel, que permite ao dentista maiores informações sobre o uso de aparelho no paciente.
Para Dantas, o seminário é importante, pois promove interação entre profissionais que já estão no mercado e discentes. “Os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre o processo que envolve toda a elaboração de projetos, que muitas vezes, levam meses para serem confeccionados. Em média, demoram de três à seis meses para serem finalizados, e a prioridade é o baixo custo.”
A aluna do quarto semestre de Desenho Industrial, Géssica Nardello, participou da palestra e diz que foi importante para a absorção de novas experiências. “O profissional traz todo o seu conhecimento e o aluno se baseia nele para escolher sua área de atuação, por isso o seminário é de grande relevância para o crescimento acadêmico do aluno”, enfatiza.
Reportagem: Mariana Polli e Wilton Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário