Tendo como base o redesign, os alunos do curso de Design de Interiores da Unopar apresentaram durante o 4º Congresso Nacional de Extensão Universitária e 13º Encontro de Atividades Científicas da Unopar três trabalhos desenvolvidos em sala de sala. A coordenadora do curso, professora Lilia Paula Simioni Rodrigues, comenta que a divulgação dos projetos realizados em sala tem grande relevância para o futuro profissional dos estudantes.
O primeiro semestre apresentou cadeiras reformadas na disciplina de Teoria da Cor. O foco dos reparos estava nas estampas escolhidas pelos universitários. A professora, Maria Tereza Devides, explicou que esse processo é importante, pois coloca à prova se o desenvolvimento projetual será entendido por quem executará e não apenas pelo aluno.
Os alunos do segundo semestre também participaram do evento com a exposição de maquetes e design de mobiliários em escala 1/20, ou seja, medidas reais vinte vezes menores. A aluna, Carolina Daniela Viera da Silva, comenta que para a realização da maquete, os estudantes definiram um público alvo e desenvolveram todo o projeto de decoração inspirado no perfil desse público. “A maior dificuldade foi entrar em um acordo com todas as pessoas do grupo, pois os gostos variam muito, e cada um imagina o resultado de um jeito.”
Outra atividade também apresentada na exposição foi o design de móveis. Os estudantes também produziram em escala de 1/20 uma mesa de centro para uma sala. Para Carolina, outra dificuldade é seguir a escala de proporção, porque algumas coisas ficam muito pequenas e difíceis de produzir. No entanto, para a estudante, estes trabalhos são ótimos para que se aprendam noções de espaço, adquiram olhar crítico sobre organização visual e administração dos gostos pessoais
Do dia 18 de novembro ao dia 03 de dezembro, acontecerá uma exposição dos melhores trabalhos de redesign de cadeiras no Espaço de Exposição A. Yoshii e os alunos da Unopar participarão. Segundo Lilia Rodrigues os projetos não ficam presos a ambientes residenciais ou comerciais, o estudante se prepara para resolver qualquer tipo de ambientalização, seja ela em eventos, festas, TV ou cenários de uma maneira geral, ampliando sua atuação profissional.
Reportagem: Mariana Zirondi
Sustentabilidade ganha Design
Pensando no meio ambiente e como compensar os danos causados a ele, o curso de Tecnologia em Design de Interiores da Unopar promoveu a palestra “Design de Interiores: inovação e sustentabilidade”, no dia 28 de outubro, ministrada pela professora Lilia Simioni Rodrigues, que tratou sobre meios de como inovar com sustentabilidade.
Maneiras de como reutilizar água, energia elétrica e como inovar nos usos de matéria prima, como o uso de tijolos verdes (tijolos que são feitos de restos de construções) foram temas discutidos pela professora durante a palestra.
O professor da Unopar, Carlos Alberto Demarchi, pensando nisso desenvolveu um estudo que substitui a lã de vidro e a lã de rocha nas construções. “Esses produtos sintéticos além de causar danos a natureza também são cancerígenos. E o látex, usado para unir as fibras, também pode causar danos a saúde” explica.
Como materiais substitutos podem ser utilizados a fibra de bananeira e para uni-las seria usada a própria polpa da bananeira, não precisando usar aditivos químicos na composição. “Dessa maneira a bananeira teria uso, já que a mesma só produz uma única vez e deve ser cortada” completa Demarchi. Esse projeto substitui a química e é uma maneira de reciclar o lixo, agregando um valor a ele.
Com esse seminário os alunos aprendem que podem inovar sem degradar. Para a aluna Dayane Machado os seminários ampliam o conhecimento e os ideais, “É uma maneira de se pensar no futuro não só da carreira mais também do meio ambiente.”
Reportagem: Gleiciane Zanardo e Izabella Soldan
Nenhum comentário:
Postar um comentário