Inovações Sustentáveis em Marketing – apresentação do caso Unimed, foi o tema escolhido pela coordenadora do curso de Marketing e Propaganda da Unopar, Flávia Pelissari Pomin Frutos, para difundir a importância do tema na sociedade de hoje. Flávia Frutos é mestre em administração e especialista em Marketing e Propaganda. O seminário foi realizado no dia 28 de outubro.
“Inovações sustentáveis é um tema relacionado a área de Marketing. Hoje há uma grande necessidade para que as empresas estejam bem orientadas para o mercado, já não é como antes que eram orientadas pelo produto”, inicia a coordenadora.
Flávia Frutos ainda ressalta a importância deste tipo de palestra para os jovens. “A partir dos efeitos mundiais, de todas as necessidades que o planeta tem vivenciado, das questões da responsabilidade social das empresas, da busca pela sustentabilidade, é realmente necessário esse movimento de que as empresas olhem para o fato da sustentabilidade e criem produtos voltados a essa necessidade”.
A respeito da sustentabilidade como um todo, a professora explica que o Brasil deixa a desejar e que nossa região ainda está começando com estes movimentos e procura conscientizar: “Por isso a necessidade de um marketing inteligente voltado para a sustentabilidade. Temos que procurar casos de sucesso e divulgar isso amplamente para que a sociedade perceba que há sim maneiras de ser criativo e ainda divulgar a consciência.”
Essa caminhada em torno de divulgar a sustentabilidade como desenvolvimento social foi um dos motivos da coordenadora convidar o superintendente de mercado e diretor de marketing da Unimed Londrina, Fábio Pozza, porém houve problemas e ele não pode estar presente na palestra e quem o substituiu foi o ex-aluno da Unopar e gerente de Marketing da Unimed, Edgar Almeida.
Almeida contou sobre a caminhada da Unimed até os dias de hoje em que conquistaram vários prêmios ligados ao desenvolvimento social. O início da mudança aconteceu no ano de 1995, mas foi no ano de 2001, devido a grande revolução na comunicação, houve uma ampla mudança da marca Unimed. Foi no mesmo ano, que a empresa iniciou os pensamentos sustentáveis.
Em 2003 houve a padronização da logomarca, antes em cada cidade a marca tinha uma forma, um desenho diferente. Pela falta de reconhecimento instantâneo, a linguagem foi uniformizada para uma mesma logomarca em todo o Brasil. Em 2006 e 2007 intensificou-se o olhar sobre o comportamento da aplicação da marca, havendo uma reestruturação de uma nova plataforma direcionada a gestão.
Para ajudar o trabalho com a marca e garantir o alinhamento foi proposta uma nova ferramenta: a Brandchip, que tem como valores a ser seguido a cooperação, diversidade, responsabilidade sócio-ambiental, entre outros. Almeida ressalta que para essa mudança em relação a sustentabilidade e crescimento executivo foi necessário tempo e pensamentos que ajudassem a construir um futuro melhor.
Reportagem: Raquel MiKa Kamiguchi
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