4º Congresso Nacional de Extensão Universitária

13º Encontro de Atividades Científicas

Unopar
  • Tamanho da fonte:
  • -A
  • A
  • +A

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Pesquisadores vem de longe para mostrar estudos no EAC

Dos 1662 trabalhos inscritos e aprovados no 4º Congresso de Extensão Universitária e 13º Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 679 são produções oriundas de outras universidades. Alunos de 94 instituições de ensino de todo o Brasil apresentam seus estudos nos três dias de evento, e alguns com muita estrada pra rodar. 
Como é o exemplo dos alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que enfrentaram 40 horas de viagem para participarem do Encontro. Este é o primeiro ano que os alunos Marisvaldo Silva Lima, Diana Cardoso Costa, Leide Silva de Oliveira e Larissa Pereira Santos, do curso de Comunicação Social e a pedagoga Maria dos Reis Dias Rodrigues participam do EAC. 
O que chamou a atenção dos alunos foi o fato deles poderem apresentar os trabalhos em um congresso de âmbito nacional, os contatos e o aprendizado. “Conseguimos divulgar nossos projetos nesse Encontro e aprendemos muito com tudo o que foi exposto no evento”, explica Leide Oliveira. 
Os trabalhos foram orientados pela Diretora de Extensão da UFMA, professora mestre Emilene Leite de Souza. Ao total eles apresentaram sete trabalhos, seis do programa Conexões de Saberes e um patrocinado pela Fapema (Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão). 
Os estudantes destacaram o apoio que tiveram de sua universidade e professores. Em relação a Unopar elogiaram o EAC e toda a estrutura do campus. “O pessoal nos acolheu super bem, a recepção foi ótima, sem contar com a organização do evento que está de parabéns. A fácil identificação dos locais também é outro ponto que se deve destacar”, comenta Marisvaldo Lima. 
A aluna Larissa Santos ressalta que o evento foi maravilhoso. “Estamos indo embora com a sensação de dever cumprido, já que nosso objetivo é levar os resultados de nossas pesquisas para todo o Brasil”. E para finalizar Diana Cardoso destaca o aprendizado que recebeu durante o Encontro. “Foi uma troca de saberes, trouxemos um pouco dos nossos estudos e estamos levando muita coisa boa de volta.” 
Outro caso de boas horas de viagem é o da professora e gestora de extensão da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Rachel Severo Alves Neuberger, que começa destacando a importância do evento. “É um evento de proporção nacional, reconhecido além das fronteiras. E além do tamanho o evento tem qualidade.” 
Rachel Neuberger possui dois trabalhos, na área de Economia Criativa e Redes Sociais, inscritos. O motivo da inclusão de seus estudos no evento é a oportunidade de lidar com pesquisadores de todo o país, conhecendo e divulgando idéias. Para a professora, a importante característica do evento é promover a divulgação de trabalhos e o contato entre pesquisadores. “A idéia nesses encontros é conhecer outras pesquisas, e estabelecer parcerias que certamente contribuem para o conhecimento.”

Reportagem: Allain Valchera e Gabriela Baptistotti

Um comentário:

  1. Quando decidimos sair de Imperatriz no Maranhão e vir expor o nosso trabalho em Londrina a gente sabia que ia ser difícil... Fizemos rifas, pedimos patrocínios, buscamos apoio institucional, por vezes vimos essa viagem não acontecer, foi difícil... Mas estamos aqui... Londrina é linda... O povo é acolhedor... Se Deus quiser ano que vem estaremos aqui novamente!!!!

    Um grande abraço a todos.

    Marisvaldo Lima.

    ResponderExcluir

Informações:

Pró-Reitoria de Extensão: (43) 3371-7783

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: (43) 3371-7848

Central de Atendimento: (43) 3371-7860

topo