4º Congresso Nacional de Extensão Universitária

13º Encontro de Atividades Científicas

Unopar
  • Tamanho da fonte:
  • -A
  • A
  • +A

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O empreendedorismo como estímulo para o desenvolvimento

O 4º Congresso Nacional de Extensão Universitária e o 13º Encontro de Atividades Científica da Unopar contou com a ilustre presença do professor Dr. Fernando Dolabela que apresentou uma palestra a distância sobre “Inovações Sustentáveis: a importância da cultura empreendedora na formação profissional”. 
O evento foi mediado pelo gerente regional da SEBRAE, Heverson Feliciano, e pelo professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTRPR), Dr. Cláudio Takeo Ueno. O trabalho foi coordenado pelo professor da Unopar, Paulo Ricardo Torres Diniz.
Começando com o título “A fábula do pipoqueiro e do graduando em uma universidade brasileira” ele discute sobre vários aspectos do empreendedorismo, entretanto contextualiza a situação dos estudantes no Brasil e a perspectiva de empreender.
Por atuar em projetos que viabilizam a pedagogia empreendedora Dolabela criou um conceito simples de empreendedorismo. A proposta é que o empreendedorismo é o maior instrumento de combate da miséria, sendo voltada ao desenvolvimento social.
Para o ministrante o empreendedorismo não tem padrão para caracterizar-se em um campo científico, sendo um campo de estudos que recebe definições de diversas áreas. Por isso ressalta um conceito amplo de empreendedorismo, alguém que se sustenta e inova a cada dificuldade, ele lembra que a inovação desloca a economia em um novo patamar e as empresas que não se alinham a esse novo patamar não é capaz de superar as expectativas do mercado e acaba desistindo.
“O empreendedor é alguém que sonha e busca transformar o seu sonho em realidade, ele é capaz de projetar e formular seus desejos”. Além dessa definição ele explica que o empreendedor não é quem realiza sonhos, pois quem realiza seus sonhos chega ao fim. “Não basta sonhar é preciso tornar realidade, ser alguém que transforma um sonho ou uma idéia em realidade e continuar constantemente sonhando e realizando. Idéias sozinhas não valem nada, as idéias que encontram o empreendedor é que se transforma em recursos, em riqueza, em sucesso”.
O palestrante ainda comenta que uma sociedade que não estimula sonhos é uma sociedade de pouco alcance. “Não se conhece energia maior do que aquela produzida por pessoas que buscam o teu próprio sonho. A escola é lugar de que tem sonhos”, diz.
Uma das mais importantes lições que o palestrante deseja passar aos universitários é de que para a pessoa empreendedora o erro é a maior fonte de aprendizado e define que o sucesso está na busca pelos seus objetivos.Dolabela finaliza ressaltando a importância do autoconhecimento, dizendo que a pessoa com autonomia é protagonista e autor de si mesmo. “Porque se eu não sei exatamente o que quero, o que posso e o que sei, eu aumento as minhas chances de fracasso”, diz. Ele explica ainda que quem se conhece é capaz de perceber onde pode melhorar e encontra formas de procurar pessoas que complementem o seu perfil.
Para o sucesso é necessário não dar importância ao individualismo, é importante conseguir cooperar para a melhora como um todo. “O empreendedor é alguém que se define pela relação que estabelece com outras pessoas e com os próprios sonhos. A relação define o indivíduo”, finaliza.
Dolabela atualmente é consultor e professor da Fundação Dom Cabral, e já atuou como professor da UFMG, consultor da CNI-IEL Nacional e AED (Agência de Educação para o Desenvolvimento), além de ser autor de diversos livros e softwares.

Reportagem: Raquel Mika Kamiguchi
Fotografia: Gabriel Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informações:

Pró-Reitoria de Extensão: (43) 3371-7783

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: (43) 3371-7848

Central de Atendimento: (43) 3371-7860

topo